segunda-feira, 25 de julho de 2011

Três Sombras

Louis, Lise e Joachim. Três nomes, uma história.
O livro "Três Sombras" (Quadrinhos na Cia, 2011) me chamou a atenção pelas belas imagens e pela história que passa não apenas pelos medos das personagens, mas que pelo que temos ainda de humanidade.
Louis e Lise vivem muito bem, afastados do mundo, numa casinha, que podemos chamar de "sapê" com o filhinho Joachim, um menino fofo, querido e alegre de cinco aninhos mais ou menos.
Amado pelos pais, Joachim passa os dias brincando pelas matas e com os animais. Até que um dia, antes de dormir, Joachim chama os pais e pergunta:
- Mãe, o que é aquilo ali?
Ao olharem pela janela, os três enxergam, ao longe, na colina, três sombras. Essas três imagens voltam todas as noites assustando e tirando a paz de toda a familia. A mãe, como toda boa mãe, tem uma visão e uma percepção e sai em busca de respostas.
Quando descobre que as três sombras vieram buscar Joachim, ela começa a se preparar para o morte do menino, mas o Louis, desesperado, parte em uma saga na tentativa de salvar o filho que passa por todos os nossos medos.
Ele atravessa o rio, enfrenta tempestades bandidos e tudo para que Joachim seja salvo. Mas o que ele não espera é que quem irá salvá-lo será o próprio Joachim.
Nessa busca toda, pai e filho vão se conhecendo, se reconhecendo e se amando desembocando num final surpreendente e lindo, digno de toda bela história.
A HQ poderia muito bem ser chamada de "A Outra Margem do Rio" que, numa paráfrase do grande Guimarães, atenta para nós que a viagem começa no interior, no nosso interior quando enfrentamos nossos piores medos nos colocamos dispostos a enfrentá-los.
Joachim, tão novinho, ensina isso para gente.
Cyril Pedrosa, autor francês, desenhou para Disney e tem um talento incrível para contar e compor histórias. Com tradução de Carol Bensimon (Sinuca Embaixo D'Água), "Três Sombras" entra para a galeria, na minha opinião, dos grandes trabalhos em quadrinhos, que mexem com nosso corpo, alma e mente. E com as sombras que temos dentro de nós.

Três Sombras

Autor: Cyril Pedrosa
Tradução: Carol Bensimon
Editora: Quadrinhos na Cia.
Páginas: 272
Preço sugerido: R$ 39,50

Um comentário:

lídia disse...

Agradeço a dica!já está na minha lista =D