quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ANKITO

texto publicado no blog:http://cinemarilia.blogspot.com/
Em alguns trabalhos realizados no acervo do CCM, me deparei com uma foto, com dedicatória para o clube de cinema de Marília em 1954, de um cara que eu não conhecia...D. Eleonora estava por perto e me disse, "Esse é o Ankito"! Ankito, fui procurar saber quem era o cara... e hoje, no Canal Brasil passou alguns filmes do Ankito! o "É fogo na roupa" de 1952 passou hoje....mas que interssante! é um dos grandes caras da Chanchada, contracenou com Grande Otelo , atuou com ele em vários filmes, foi artista de circo...um cara extremamente rico culturalmente,.... aos 84 anos, Ankito ainda está trabalhando, em novelas e etc... seria muito bom que todos conhecessem!
NOME ANKITO: Oscarito (Oscar) e Ankito (Anchizes) - palhaços de circo, o Oscarito chegou antes e como eram mto bons, foram comparados com o nome também...e o nome pegou! rs
link: http://www.funarte.gov.br/canalfunarte/ (entrevista do Ankito para o Rádio no Canal Funarte - ouçam! vale à pena!)
texto sobre a história do Ankito:
Ankito, nome artístico de Anchizes Pinto (São Paulo, 16 de fevereiro de 1924) é um ator brasileiro, considerado um dos cinco maiores nomes das chanchadas.De família circense, era filho do palhaço Faísca e sobrinho do famoso palhaço Piolim. Passou a atuar profissionalmente no circo aos sete anos de idade, no globo da morte.Onze anos mais tarde, passou a atuar em shows no Cassino da Urca, como acrobata, na época considerado um esporte, e que lhe rendeu cinco vezes o título de campeão sul-americano. Em seguida ingressou no teatro, substituindo por uma noite o ator principal da companhia, porém fez sucesso e permaneceu no elenco. Contracenou com Grande Otelo no show Bahia Mortal e, a essa altura, sua carreira já estava consolidada. Com o sucesso no teatro, em 1952, foi convidado para fazer três dias de filmagem no filme É fogo na roupa, mas o sucesso foi tanto que os três dias passaram a ser 39, tendo inclusive sido colocado o seu nome em primeiro lugar nos créditos do filme. Continuou a fazer shows pelo Brasil com uma companhia de vedetes, em clubes e cinemas, que sempre exibiam um filme dele antes de cada espetáculo.Protagonizou 56 filmes, todos recordes de bilheteria, entre eles Três recutas, Marujo por acaso, Um candango na Belacap, Rei do movimento, O feijão é nosso, O grande pintor, Angu de caroço, O boca de ouro, Sai dessa recruta e Metido a bacana, onde a dupla Ankito e Grande Otelo apareceu pela primeira vez. Em 1966, participou do filme em episódios As cariocas, de Fernando de Barros, Walter Hugo Khouri e Roberto Santos. Atuou também em O Escorpião Escarlate, de Ivan Cardoso e Beijo 2348/72, de Walter Rogério, ambos de 1990.Na televisão, participou de muitos programas humorísticos. Fez parte do elenco da TV Tupi, da Record e da Bandeirantes. Mais tarde, na Globo, além das participações nos humorísticos, fez parte do elenco das telenovelas Gina, com a Cristiane Torloni; Marina, com Edson Celulari e A sucessora, de Manoel Carlos. Em 2005, fez o personagem "Falecido", na telenovela Alma gêmea. Atuou também em inúmeras minisséries e participou da primeira versão do Sítio do Pica-pau Amarelo, onde fez os personagens "Soldadinho de chumbo" e o "CurupiraÉ casado com a atriz Denise Casais.

Nenhum comentário: