quinta-feira, 31 de março de 2011

Le Flâneur


vamos tirar do mundo da imagem e tornar real
Bom, parece mentira. Mas não é.
Hoje, quase 17h20 da tarde estou aqui escrevendo esse post. Talvez para dividir algumas coisas, talvez para contar outras.  Mas como eu disse, parece mentira.
Amanhã, dia primeiro de abril, dia da mentira, eu entro de férias. rá! alguém acredita? nem eu.
Pois é, mas é verdade.
Muitos planos estão aí tanto na cabeça quanto nas mãos. Passagens compradas para dois lugares especiais com pessoas especiais.
Duas semanas de folga e de novos olhares.
E aí que eu me pergunto: já viram a tirinha do calvin quando é sábado?
Pois é, não consegui achar ela agora, mas conta basicamente que todos os dias que ele tem que levantar para ir a escola são um sacrifícilo, porque ele quer ficar dormindo. E de sábado, quando ele pode ficar dormindo, ele quer ficar acordado para aproveitar o dia todo e acorda bem cedo.
Não é assim que eu me sinto, mas é mais ou menos assim.
A liberdade é algo um tanto complicado numa sociedade como a nossa, que faz de nós, seres humanos, escravizados do trabalho, workaholics compulsivos.
Essa sou eu.
E o pior é que gosto do que faço. Bastante.
Mas tem vezes que temos que parar e buscar novas cores, novos olhares para o mundo que criamos para nós. E amanhã já estou programando acordar depois do almoço (porque hoje tem debate do filme Nina, no qual sou convidada e um showzinho bacana de jazz pra fechar a noite) e ficar vendo tv, lendo livros e vendo filmes. Até doer as minhas costas e eu não sentir mais as minhas pernas. rs
E o pior é pensar que "como assim gastarei minhas férias sem fazer nada?"
e daí a gente vai se agitando, se agitando e não aproveita quase nada do que está por vir. Nem de ficar de pernas pro ar, na nossa imaginação apenas.
Por isso a necessidade de aprender a viver o agora, o momento de agora. Sem altos planos.
Planinhos é claro.
Pequenos planos dentro do grande plano que é o contexto de descansar. De viver a vida.
De olhar de baixo para cima com um olhar menos cansado, menos viciado.
de ficar parado. sem fazer nada.
"flanando" apenas, olhando a vida, observando as pessoas, os fatos.
quem sabe não é daí que surgem as boas ideias não é mesmo?

4 comentários:

lídia disse...

Boas férias e boas viagens,Lí!!
=D

Bertho Horn disse...

Olá, espero que tenha ótimas férias. E se entre uma viagem e outra puder dar uma olhada numca criação coletiva de pintura fotográfica e poesia sentimental jornalistica, dá um pulinho em:
www.celasinternas.blogspot.com
Paz pra ti.

Rafael disse...

olá bons planinhos e que sejam diabólicos!

Anônimo disse...

ÓTIMAS FÉRIAS E NÃO SE ESQUECA DO " BOA NOITE" RSRSRSRS

CONHEÇA MEU BLOG: http://marcosalmeida88.wordpress.com/