domingo, 27 de março de 2011

sr. oswaldo

Quando a gente é criança, tem algumas pessoas que nos marcam fortemente. O sr. oswaldo é um deles. Aqui em casa os meus pais chamam ele de Vado. E ele gosta.
Pois bem, eu era criança e ele ia em casa toda semana num opala preto, carregado de biscoito. Era uma maravilha. Biscoitos feitos em casa. Quem fazia era a D. Antônia, esposa dele.
e eu tinha um pouco de medo dele pq ele brincava com a gente, dizia que ia vir um monstro e ia assustando a gente...rs.
só que o mais legal era que mesmo eu sabendo que ia ficar assustada, eu gostava qdo eles iam lá. d. antônia era um amor. doce, de olhos claros e cabelos louros. então para mim era uma contradição. claro que preferia a dona antônia, aquela coisa mais vó. mas eu me divertia horrores com o seu oswaldo tb. com os medos. eu começava a achar engraçado. rs.
foi então que a gente foi crescendo. e crescendo. e seu oswaldo continuava indo em casa. toda semana. e meus pais compravam os biscoitinhos maravihosos sempre. toda uma vida.
mas um dia a dona antônia não foi mais. e nem o opala preto. e ele nunca mais assustou a gente.
dona antônia faleceu. me lembro de ver seu oswaldo no velório. ele mal conseguia levantar os olhos. e de repente aquele cara que contava histórias de monstros parecia uma criança que tinha visto um monte de monstro na frente dele.
a solidão, o medo e tudo mais.
ontem ele ligou pendindo para o meu pai buscá-lo para ele passar o dia aqui. veio almoçar em casa. continua abatido, com os olhos tristes, mas já sorri bastante. não conta mais histórias de monstro. nem vem de opala.
e diz que a gente é como se fosse neto dele.
acho isso triste. e bonito ao mesmo tempo.
os monstros agora, na minha cabeça e na dele, são outros. 

Um comentário:

Anga Mazle disse...

Uma delícia de relato, Lidia.

Todos têm (eu tenho!) um "sr. Oswaldo" na infância. Eu tive vários, e me considero uma privilegiada por isso. Estão tão vivos na minha memória e no meu coração, que cheguei a sentir saudades deste seu "sr. Oswaldo".

Um abraço