sexta-feira, 18 de março de 2011

a santinha

tinha saído há pouco do armazém. carregava uma sacola plástica com dois pães em um saquinho de papel, um (litro de) leite de saquinho e um saquinho de jujubas.
- é que me lembra a infância - costumava dizer.
tinha lá seus 25, 30 anos no máximo. mas aparentava bem menos. morava sozinha em um bairro distante do centro. tinha que pegar dois ônibus para chegar ao trabalho.
todo dia, pontualmente, às oito da manhã, abria o estabelecimento de venda de calçados e sempre tratava os clientes com um sorriso no rosto.
- assim eles sempre voltam para comprar comigo e minha comissão fica mais alta.
mas não gostava do ar condicionado ligado o dia todo na loja. aquilo acabava com a saúde de sua garganta e seus olhos ficavam secos. Costumava usar lentes porque os óculos, dizia, 'nunca me deixam bonita".
e então, um dia, noêmia teve um sonho que parecia mais do que real.
- eu namorava o mocinho da novela. pode? - e suspirava contando para as amigas.
foi então que noêmia começou a enlouquecer. via o mocinho da novela em todos os lugares o tempo todo. chegou até a dizer para as funcionárias da loja:
- meninas, amanhã vocês abrem o estabelecimento. o mocinho da novela me convidou para sair.
as pessoas começaram a ficar assustadas, mas noêmia não deu a mínima atenção.
- é inveja de mim - costumava dizer.
então um dia, voltando da padaria com os dois pães, o saquinho de leite e as jujubas, noêmia se deu conta do absurdo que estava vivendo.
- como assim? eu moro aqui e o mocinho da novela lá em outra cidade, longe daqui. que absurdo.
e quando todos pensaram que ela estava finalmente recuperando o bom senso ela diz:
- tenho que me mudar para lá.
e então que foi embora. pegou o primeiro ônibus e partiu.
deixou a casa toda apagada. só tinha uma luz, uma luzinha só acesa.
azul. intimista. daquelas luzinhas que dá vontade de ficar perto pra ficar quentinho. e a luzinha iluminava a santinha que noêmia tinha em casa.
uma luzinha fraca, mas ainda assim intensa.
e do lado da santinha um pacotinho de jujubas com os dizeres:
"se eu me casar com o mocinho da novela, nunca mais como jujubas".
e a santa sorriu. lentamente, mas sorriu.
eu juro.

3 comentários:

liber disse...

Poxa. ADOREI.

Eu tou sorrindo aqui.

Adorei.

lídia disse...

Arrepiei com o sorriso da santinha rsrsrs muuito bom!
tava com saudade dos seus textos! =DD gostei do visual novo do blog,é bom renovar =)
beijão,Lí

Miss Lexotam disse...

Essa santinha, viu!!
Adorei...tava com saudades.

LI, ESCREVE UM LIVRO (=