terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Genésio









Há tempos que eu estava devendo um post bacana, desses que a gente pode dar risada, pensar e inventar. Bem, aqui está ele. Os desenhos do Genésio foram feitos pelo meu amigo passarito Thiago, que trabalhava comigo no Jornaleco de La Matina, nos idos de 2009-2010.
O Thithi e eu de cara meio que viramos irmãozinhos. Dividíamos a sala do jornaleco nos corredos insalubres por onde o ar não entrava, mas a chuva sim. rs.
Íamos direto almoçar no "tio da refeiça", ou um botequinho de comida caseira em frente ao jornal onde tínhamos severas crises de riso e onde inventamos mil personagens e ideias.
Era sempre muito bom estar com ele porque eu me divertia muito. A nossa sala no jornal era a mais diferente, tinha sempre recadinhos, desenhos e bilhetes pela sala toda. rs.
enfim.


Thiago e eu no lançamento da Café Espacial #8 em Marília
 Eu saí do jornal mas o Thithi, meu amigo passarito continua lá e por ser amigo da minha irmã também estamos sempre que podemos juntos dando risada de alguma coisa.
Foi então que ele me chegou com esse personagem de cupido, e eu de cara disse: meu, tem que ser genésio o nome dele.
Nem sei porque falei isso, mas achei que combinava demais com essa cara irônica e mal humorada de um cupido meio esquisito....
Quando eu entrei no jornal a minha ideia era fazer do Caderno de Cultura, ou Caderno 2 como é chamado, um caderno diferente, cheio de informações novas, com muitas coisas ricas culturalmente falando. A minha primeira ideia era colocar quadrinhos, pessoas de Marília que fizessem quadrinhos e o Thiago era um deles que estava pensando. Bem como um projeto diferente, onde ao invés de foto eu pudesse usar ilustrações e desenhos numa leitura mais clara e limpa dos fatos culturais da cidade e dos artistas locais.
Claro que foi um sonho, imagina. Uma cidade de interior, com uma mentalidade mais interiorana ainda trazer alguma dessas referências para o jornal. Levei muitas na cabeça, é claro. Mas nunca deixei de pensar o tanto que seria legal.
E então no ano novo o Thithi foi em casa e me levou os desenhos. Passamos uma tarde imaginando a personalidade do genésio, quem ele seria e como seria. E foi então que acabou saindo algumas ideias e alguns desenhos que você pode ver aqui.
A maioria é claro, são ideias do Thithi, porque quem é talentoso é e pronto. Mas eu adorei ter participado disso e ter feito parte de pensar o Genésio.
O contexto lúdico, a forma de brincar e a liberdade dos traços, das falas marcam para mim que devemos ousar algumas vezes, brincar com o que não conhecemos.
Espero que vocês gostem e deem nem que seja uma risadinha. Afinal, o Genésio é um puta dum sacana e pra ele fazer você se apaixonar feio, ou por alguém muito feio, o que é mais a cara do Genésio, é uma flecha.

2 comentários:

Nathalia disse...

CARACA, adoreeei o Genésio, quer dizer, desde que ele não venha com essa flecha pra cima de mim! hahahaha

Miss Lexotam disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
adorei! Será que existe um escudo contra o Genésio e suas flechas? =P