sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os bastidores do cinema

eu fiz isso ontem...
Um dos meus filmes preferidos, Cinema Paradiso (1988 - Giuseppe Tornatore), voltou ao meu pensamento esses dias. Estive conversando com o Mauro que é um dos responsáveis pela distribuição dos filmes nas salas de cinema do shopping. Discutimos sobre vários assuntos, desde a questão "filme do Lula" até a importância de se ver e conhecer Chaplin.
Enfim que foi produtivo. Ao sair, antes de ir embora eu perguntei:
- Mauro, tenho curiosidade em conhecer como se faz projeção de cinema. Posso vir conhecer um dia? - Quando vc quiser. Brilho. Cheguei no jornal com uma ideia fixa: fazer uma pauta sobre as modernas projeções de cinema. O hoje versus o ontem. Como funciona? E lá fui eu. - Alô, Mauro? É a Lídia de novo. Tudo bem? Pode falar um minutinho? - Oi Lídia, claro. blá blá blá. - Só marcar. Venha aqui conhecer, aliás, acho que vc vai gostar mto já que o João, o nosso projetista que vc conhece, era o operador cinematográfico (que é como chama quem passa o filme) do Cine Peduti, há mais de 25 anos. Tem história pra contar. Briho de novo. Pauta marcada, horário agendado. - Oi João! - Oi Lídia, quer falar com o Mauro? - Também. Mas principalmente com vc. - Comigo? - É querido, já to sabendo da sua história de vida. Projetista então, hã? Como escondeu isso de mim? Ele riu gostoso. - Vou te alugar hoje. Entramos nas projeções, era 17 horas. Um mundo à parte. Mesmo. Rolos antigos e atuais, histórias, histórias e histórias. Como funciona um filme. A parte do som. Rebubinando. As latas novas. As salas de cinema vistas de cima. Equipamentos imensos. Os equipamentos antigos no coração. As lâmpadas lumiére. O trailler em película. Uma bobina imensa de filme. História, história e história. - Lídia, tem o Carlitos que foi operador cinematográfico desde o Cine Marília. - Não creio. - Quer falar com ele? - Pra ontem, João. Acho que essa matéria vai render horrores. Estou encantada. Assim que ficar pronta, posto no meu outro blog: http://www.culturajm.blogspot.com/

Nenhum comentário: