sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fellini em tela grande

ontem assisti "la dolce vita" (1960) no clube de cinema. estou encantanda. pra começar, fellini não deixa por menos e faz um filme longo, cheio de histórias que dariam novos filmes. marcelo mastroianni lindo e não menos bom ator. (pq vcs sabem né? tem diferença tb...)
a veia jornalística de celebridade, a inocência apaixonante de Sylvia, o vazio de Marcello, as loucuras por amor, o encontro com o pai, que depois fica doente. enfim, dariam novos filmes dentro desse clássico.
claro que "cidade das mulheres" (1980) tem mto de "la dolce vita", claro. só agora me dei conta. "cidade das mulheres" eu assisti em araraquara, no clube de cinema do sesc de lá. divino tb.
mas o olhar vazio de marcello, a busca por algo a mais, se jogando na vida, as insanidades doidas das crianças que viam "madonna", o ciúme, o amor, a tragédia.
Fellini é genial. não dá pra classificar em menos do que espetacular.
durante o filme fiquei atenta tb aos comentários que se faziam na sala. (quem me conhece sabe que eu adoro ouvir conversa alheia...rs). e todos gostaram. até certa parte. deram risada, acharam interessante. mas o tempo é outro. e as pessoas não têm mais paciência pra ver um filme como esse e a sala esvazio antes das duas horas e cinquenta de filme.
pra assistir fellini tem que se dispor. tem que estar com vontade e saber o que vai enfrentar. não adianta estourar pipoca nem levar refri. fellini a gente não engole tão fácil.
divino.

Nenhum comentário: