quarta-feira, 26 de novembro de 2008

País do carnaval

será que eles estão fantasiados? é pra um filme?
não, talvez seja esse patrimônio que o Brasil quer ter....
Bom, está certo que o nosso país parece viver em uma ilha de alegria. A economia vai bem, a educação vai bem, a saúde então...nem se fala. As pessoas estão se preparando (mas já?) para o carnaval de um país que parece ser o carnaval eterno. Pois bem.
Com as situações no Sul, de enchentes e etc, o governo parece querer "ver onde vai dar" para tomar alguma atitude. Enquanto isso, voluntários de todos os lugares tentam fazer o que podem. Sinceramente, acredito que o apocalipse (é isso) já chegou faz tempo.
Cada um por si e sei lá quem pra fazer por todos. Acostumamos nosso olhar com a mediocridade, estamos focados no nosso próprio umbigo em torno do que fazemos ou deixamos de fazer por nós mesmos.
Olhar o outro em uma situação degradante, desigual, dormindo nas ruas, não tem mais diferença, não faz mais mal. E a água agora fluindo, minando cidades inteiras, dizimando as pessoas, isolando.... será que assim seremos todos iguais? Apenas no caos seremos iguais? Aprendemos assim, a engolir a seco as tragédias que nos rodeiam.
E o carnaval está aí, tentaremos ser igual à corte, nos vestiremos de reis e rainhas por um dia e nesse dia, desarmados desde a alma, nossa consciência irá calar e nos deixar ser felizes. E eu não estou criticando a festa do carnaval em si, mas os rumos que os grandes feriados e festas trazem para uma maioria da população absurdamente desprezada, invisível no caso.
Apesar das dores, da falta de amores, mais um ano vai passar, e mais um carnval vai começar...

Nenhum comentário: