domingo, 28 de setembro de 2008

Vladmir Herzog e o Clube de Cinema de Marília

WLADIMIR HERZOG
Filósofo, jornalista da TV Cultura, Professor da USP e apaixonado por cinema.
*27/06/1937 OSIJEK
*25/10/1975 BRASIL
FOI PRESO, TORTURADO E ASSASSINADO NO DOI-CODI/SP.
MOTIVO: PENSAR. E ACREDITAR NO CINEMA E NA CULTURA COMO “UM ATO DE ABNEGAÇÃO”.
Estamos organizando o acervo do Clube de Cinema de Marília. Só que mais legal do que organizar, é mergulhar na história do cinema, de um cinema distante, 1950, cheio de sonhos, idéias e projetos.
Estamos descobrindo muitas coisas legais. E interessantes.
Uma delas foi o livro de ouro do Clube onde há assinaturas de dedicatórias de vários cineastas e apaixonados por cinema.
um deles, que mais me tocou, foi d Herzog, alguns anos antes dele morrer, assassinado, pelo Doi-Codi, em 1975. Todos já devem saber que Herzog era um apaixonado por difusão cultural, conhecimento e cultura. Mas esse texto, publicado originalmente no Estadão, merece destaque. Não apenas pelas palavras de carinho, mas sim por um exemplo de vida que acreditou na arte e na cultura.
Tentamos seguir a linha do cara. Um dia conseguiremos.
FAZER UM TRABALHO DE DIFUSÃO CULTURAL É UM ATO DE ABNEGAÇÃO. MAIS QUE TUDO, PORÉM, É UM DEVER DE TODO AQUELE PARA QUEM O CONHECIMENTO NÃO CONSTITUI APENAS MOTIVO DE VAIDADE PESSOAL. DÊSSE MODO, O CINECLUBISMO DEVE SER ENCARADO COMO UM MOVIMENTO DE CULTURIZAÇÃO DE MASSAS, E, DENTRO DÊSSE PONTO DE VISTA, AO QUE TUDO INDICA AO CLUBE DE CINEMA DE MARILIA CUMPRE UM OBJETIVO ESPECÍFICO. NÃO ME CABE FAZER ELOGIOS GRATUITOS, MAS DESEJO ASSINALAR MINHA ADMIRAÇÃO POR TER ENCONTRADO ENTRE VOCÊS GENTE QUE PENSA REALMENTE COM A CABEÇA, O QUE ENTRE NÓS NÃO É TÃO COMUM QUANTO PARECEM FAZER CRER OS OTMISTAR INGÊNUOS.
CONTINUEM. CONTINUEM E SE APERFEIÇOEM. QUERO DIZER: AO LADO DA DIFUSÃO DE FILMES – TAREFA BÁSICA, MAS NÃO ESSENCIAL – PROCUREM AOS POUCOS PASSAR PARA A ATIVIDADE DINÂMICA, A ÚNICA QUE ESTÁ APTA A MANTER VIVO O INTERÊSSE COLETIVO POR UMA ARTE. FAÇAM FILMES. BONS E MAUS. EM 8mm E 16 mm. COM OU SEM SOM. MAS FAÇAM. COMECEM JÁ. CRIEM UM GRUPO INTERESSADO QUE DESENVOLVAM OS TRABALHOS COM BASE EM TROCAS DE IDÉIAS. INTERESSEM-SE E USEM OS SEUS PROBLEMAS.
NÃO ESPEREM RECOMPENSAS. PROCUREM SOMENTE COMUNICAR CLARAMENTE UMA IDÉIA ÚTIL. É DE IDÉIAS QUE PRECISAMOS: EM CASA, NA ESCOLA, NA CIÊNCIA, NA POLÍTICA. TAMBÉM NO CINEMA.

Nenhum comentário: