sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estômago

Falar sobre o filme "Estômago" (Marcos Jorge/2008) não é uma tarefa fácil para mim, que sou uma fã absoluta dessa obra. Não tenho pretensão de escrever nada aqui em um nível de profundidade crítica cinematográfica nem nada disso.

Quero apenas apontar algumas situações me me chamaram a atenção nesse filme que facilmente entrou para a lista dos meus 10 mais de todos os tempos. Eu o revi pela décima quinta vez eu acho na última quinta-feira e para o meu espanto, o filme fica melhor a cada vez que assistimos. Como o bom "Sassicaia" que Giovanni, o dono do restaurante, apresenta para Nonato.

Bom, assisti esse filme pela primeira vez em meados de 2008, por sugestão de um amigo. A história, simplificada, é sobre Raimundo Nonato que vem para o Sul Maravilha buscar uma vida melhor. Chamado pelas pessoas de paraíba, cearense, nordestino, o que mais aparece é que a identidade de Nonato se constrói ao longo da história para se tornar o "Alecrim", que sobe ao poder devido aos seus dotes culinários.

Pois bem, Raimundo vem para o sul maravilha, começa a trabalhar num boteco, é chamado para trabalhar num restaurante e se apaixona pela prostituta Iria. Tudo perfeito, mas como todo processo digestivo que passa pelo estômago, o que começa na boca que engolimos no nosso dia a dia só pode dar em merda no final.

O filme acontece em duas histórias paralelas: Nonato chegando na cidade grande e Nonato chegando na cela da prisão. Um filme que convence sobre a ideia de como funciona um bom roteiro e como esse roteiro tem força e peso casado com as imagens. As duas histórias estão totalmente amarradas e fazem jus a todos os prêmios em festivais que ganharam.


Não é sem propósito que a primeira cena tem um close up na boca de Nonato, onde começa o processo de digestão.

Um filme ousado e brilhantemente construído, desde a direção de arte, até a construção do roteiro, que como diz o roteirista Lusa Silvestre, nunca termina. Baseado no conto "Presos pelo Estômago" do livro "Pólvora, Gorgonzola e Alecrim" de Lusa Silvestre, o filme é uma explosão de sabores da influência do neorrealismo italiano, onde o diretor, Marcos Jorge, acrescenta diferentes temperos.

A diferença se dá no contexto de que Nonato está sendo sempre oprimido, seja pelo patrão, pela prostituta/namorada e pela própria sociedade. A condição de vida de Nonato é sufocante como o quartinho em que ele dorme chegando na cidade grande, e ele parece também não fazer nada para melhorar a situação em que está. Mesmo quando consegue isso, Nonato se obriga a voltar na condição de subalterno.

No neorrealismo italiano a condição que se apresenta ao homem é de um situação real, no pós-guerra, com problemas de trabalho e de condições de vida, onde o olhar do homem se volta para a sobrevivência seja lá de que forma isso possa acontecer. Vemos isso, por exemplo, em "Ladrões de Bicicleta" (1948/Vittório de Sicca) onde há a necessida de sobreviver a qualquer custo, nem que para isso tem que se tornar um ladrão também.

Em "Estômago" a ascenção se dá de outra maneira, através do poder da gastronomia Nonato se vê como alguém que pode subir na vida, não na condição de um trabalhador, mas com o poder de dominar a cela onde vive supostamente por um crime que cometeu e que vamos conhecendo ao longo da história.

Nonato é um personagem real, fruto do realismo dos dias de hoje, da lei do mais forte numa selva a la "Plínio Marcos" que é a cadeia na qual se encontra, com o realismo das falas, da vida e de uma figuração primorosa, tal que de Sicca utiliza em "Ladrões de Bicicleta".

"Estômago" é uma digestão completa de uma realidade nua e crua que vemos por aí todos os dias. Um filme de dar água na boca e que é, na verdade, um soco no estômago.

Vale a pena assistir o filme e conferir a perfomance incrível de João Miguel como Nonato e Fabíula Nascimento como a prostituta Iria. Fora todos as outras personagens que habitam esse universo real e dolorido.

Não é sem propósito que a última cena do filme é uma bunda. É ali que o estômago termina seu trabalho.
Confiram.

Nenhum comentário: