quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Noel, o poeta da vila

Assisti o filme "Noel, o poeta da Vila", segunda-feira, aqui no Sesi. Era uma dia muito chuvoso, o céu estava carregado de nuvens e uma garoa fina cobria a cidade. Achei que só teria duas pessoas na sessão. Estava enganada: Noel levou uma galera ao cinema.
Bom, para começar a excelente fotografia do filme, com imagens maravilhosas da Vila Isabel (que não conheço, mas um dia...) e das personagens mais famosas da época. Os bares, as pessoas e a boemia.
Rafael Raposo, o intérprete do Noel, estava perfeito. Me lembrei das noites em PG nos bares onde o Cabide tocava Noel e o Luciano (Perereca) fazia o cara direitinho! rs noites muito legais, regadas a música e bons amigos.
enfim, voltando ao filme: Rafael interpreta um Noel divino, em crise com um mundo que não sabe acolher os grandes gênios que aqui estão. Ele fuma e bebe compulsivamente. Para esquecer Ceci, interpretada por Camila Pitanga? Talvez, mas também para esquecer a tuberculose que lhe atacava a vida.
Olha o que Noel escreve para o seu médico quando estava em BH tentando se recuperar:
Já apresento melhoras,
Pois levanto muito cedo
E deitar às nove horas
Para mim é um brinquedo.
A injeção me tortura
E muito medo me mete,
Mas minha temperatura
Não passa de trinta e sete!
Creio que fiz muito mal
Em desprezar o cigarro
Pois não há material
Para o exame de escarro!
Noel foi um grande poeta e o filme retrata tudo isso. Saí da sessão encantada, não só com o filme, mas com o tanto de gente que foi ver. Ao buscar mais informações achei um texto que dizia que Noel ilustrou com suas canções vários filmes, desde a Atlântida quanto o cinema marginal.
Em uma organização do acervo do Clube de Cinema, achei um cartaz do filme "Perdida" de 1975, que tem a trilha sonora com a música "Quem Dá Mais?" (1932), na voz do próprio Noel Rosa. Essa música "ilumina" a cena, mas, bom, "(in)convencional" do filme...rs
Enfim, Noel é pra ver, ouvir e estudar. Gostar mesmo.
Parafraseando o doc "Cartola, música para os olhos" de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, que também amo de paixão e também tem a direção de arte do grande Claudio do Amaral Peixoto, diria que Noel Rosa é música para os olhos também. E para a alma.

2 comentários:

workaholicarol disse...

e viva o espaço virtual, rs

Lidi, minha flower, linkamos teu blog no nosso, rs

www.dizzycarol.blogspot.com

bjocas

André Luis Rosa e Silva disse...

eu ainda não vi.
de qualquer maneira, valeu a citação do cabide de molambo.
besos, dulcíssima.