segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

o tango: o inferninho, seus prazeres e suas lições

era três e meia da tarde. a sessão do cinema começava às quatro e quinze. ainda tinha tempo.
estava passando uma temporada em Buenos Aires. Fui dar uma volta para conhecer melhor a cidade.
Enquanto andava tranquilamente pelas ruas argentinas, um cidadão me abordou perguntado se que queria conhecer o verdadeiro "tango" argentino. Mais do que depressa, aceitei e lá fui eu com o camarada.
Entrei no local, parecia um porão. Mas ainda assim, me era interessante. Como sou curioso por natureza, resolvi enfrentar e me deixar levar. Sem dar tempo de dar conta de mim, estava sentado no sofá do muquifinho com duas putas ao meu lado. duas boas putas. uma insistia em pedir o meu nome e me passava as mãos na coxa. outra, me lambia a orelha e o pescoço.
chega uma senhora e me coloca uma coca-cola na mesa. eu não havia pedido nada, mas, fazer o quê? já estava me deixando levar por aquelas tentações e prazeres. ainda não tinha visto nada de tango. muito de tanga. mas de tango, nada.
quando eu estava quase me deixando levar a senhora me veio cobrar a coca.
- 25 pesos.
- hã? - pensei comigo que se não pagasse teria problemas sérios - si si....
- e más 50 pesos pelas chicas....
- si si....
só falava isso. me passei por um turista canadense que falava "pouquíssimo" espanhol.
Perguntaram se eu tinha mais dinheiro. Eu não tinha nada. E insistiram que eu haveria de ter. uma das meninas então foi escalada para ir comigo ao caixa eletrônico. saímos e lá fomos nós, eu, acompanhado de uma puta maravilhosa, tirar dinheiro do banco.
dei uma de perdido e saí fora. afinal, ainda dava tempo de pegar a sessão do cinema. e uma puta sozinha não faz verão.
paguei 75 pesos por uma coca que não bebi e uma lambida na orelha.
não é pouca coisa, não.
mas foi bom conhecer o inferninho argentino. tive sorte de não ter me acontecido nada de pior.
contudo, um conselho: nunca conheça um inferninho sem referências anteriores. e nunca deixe uma puta te lamber a orelha sem perguntar quanto é.
ah, sim. o filme...
foi bom.
tive uma sessão de cinema diferente...assisti "CHE".
que também deve ter conhecido vários inferninhos.
* a pessoa com quem aconteceu a história, não quer divulgar o seu nome. mesmo por que, por ter pago um valor e não ter ususfruido do serviço, o cidadão acredita na repressão masculina....

é carnaval.

Domingão de carnaval. Este país está mesmo precisando de um susto.
Claro, podemos nos referir à festa popular como uma das maiores do mundo, todos os artefatos e história e recomendações. Mas diria que quando alguém chega para você e diz que você "deve" se divertir porque é carnaval, fico com a impressão de que estamos realmente perdidos.
Veja bem, em discussão no bar, consideramos alguns fatos:
- Natal: você deve ser bom, ter o coração em paz e desejar "feliz natal" até para aquele seu amigo que é ateu. em suma, você deve ser tão bom, que sua obrigação é ficar triste, arrependido do que fez ou agradecido por algo que não fizeram por você.
- Ano novo: você deve ser alegre, esperançoso e animado. Sim, animado. Falar "feliz ano novo" até para aquele tio que não sabe o seu nome e desejar a ele "tuuuudo de bom" no ano que se inicia. e te questionam: "onde vai passar a virada?" hã? perguntinha besta essa....
- Carnaval: ah, esse é o mais singular de todos. as pessoas chegam e lhe perguntam onde você vai pular. Pular? olhe bem pra mim....no carnaval, justifica-se os pecados não cometidos no natal. "ah, é sábado de carnaval, vamos pular em algum lugar. é sábado de carnaval, não dá nada não. o lance é beijar muito". ahãn. sei. "posso pecar? claro, meu filho...está absolvido. resolvemos isso no natal".
-Páscoa: momento de sentir remorso. não só por toda a situação cristã, mas por aquele ovo de chocolate que vai permanecer eternamente circulando nas gorduras localizadas do seu corpo. que você insiste em manter bem, tentando, vez por outra, ir à academia. pois bem, remorso mesmo. e questionamentos dos sobrinhos da seguinte maneira: "tia, coelho bota ovo? eu não sabia...". alguém nasce e morre por você. Caraca, to frito pra pagar essa dívida....
Contudo, dos três o carnaval talvez seja o mais dolorido. Aquela "alegria" solta no ar, as pessoas se beijando, bebendo loucamente e curtindo um Araketo, um Chiclete sem dó. E ainda no final, inserem um: "bebeu água? tá com sede? olha olha olha a água mineral....". olho para o lado e vejo um casal que se mal se olha nos olhos, se acabando de pular. ele é, com certeza um maluco que busca afirmação, pois enquanto dança, olha para ela com ar de: "e aí, amor? to pulando bem?". e ela se exibindo em altura, peitos e pernas pra outro maluco por perto, com olhar de: "putz, o panaca que to pegando é um mala...".
enfim. é carnaval mesmo. está tudo justificado. as dívidas pra depois, as reflexões pra depois.
e pra estar perdoado, espere o natal. porque na páscoa ainda há a justificativa do pecado da gula.
aproveite bem.

domingo, 1 de fevereiro de 2009